A um tempo atrás adquiri uma micro retifica Hammer de 150 Watts (sera que vale a pena um Review?).
A maquininha funciona bem, mas uma reclamação muito recorrente é que os discos de corte que vem junto com ela são uma porcaria! E por mais que você corte só materiais moles e eles não se quebrem é natural que esses discos se gastem com o tempo.
Então nesse post eu vou mostrar como eu consegui alguns discos de corte a um custo irrisório... Vamos lá:
O primeiro passo é ir a uma loja de material de construção, lá você vai pedir para o balconista um disco de corte abrasivo para esmerilhadeira, então você só vai precisar de um lápis e um molde, que pode ser um dos discos que vem junto com a micro Retifica (ou qualquer outra coisa redonda).
Ai não tem erro, é só marcar e cortar, para cortar o disco você pode usar uma tesoura, o ideal seria uma tesoura de chapa, mas uma tesoura comum (se for dessas grandes) serve também.
Não faça discos largos demais e cuidado para eles não ficarem irregulares demais, tipo maior de um lado do que do outro, por que isso vai fazer a maquina vibrar.
Não se esqueçam também de usar luvas na hora de recortar, esses discos de corte levam uma malha de fibra de vidro por dentro então se os cacos entrarem em contato com a sua pele, pode dar uma coceirinha.
Ai o resultado:
O disco que nos fizemos é o que esta na micro retifica, o disco pequeno é o original que vem na maquina.
Esse disco maior me custou R$4,00 e com ele da pra fazer uns 7 ou 8 discos menores, então até que compensa bastante.
Uma curiosidade, sabe por que esse tipo de disco se chama disco de corte abrasivo?
Bom, é possível usar vários métodos para cortar um material, os dentes de uma serra por exemplo funcionam como laminas que vão tirando pequenas fatias do material a ser cortado o que funciona bem para materiais moles como madeira e alumínio, porem para materiais muito duros tipo o ferro, aço e aço-inox por exemplo usar ferramentas de corte não é uma boa ideia por que esses metais podem ser tão duros quanto a lamina que você esta usando para tentar corta-los, logo a lamina pode gastar mais do que o próprio material, nesse caso o melhor são as ferramentas de desbaste, os discos de corte abrasivos (como o próprio nome já sugere) cortam por desbaste, ou seja, eles vão polindo e desgastando o material como se fossem uma lixa até cortar-lo!
E só reforçando, segundo o fabricante essa maquina atinge mais de 32 MIL rotações por minuto! Tenham cuidado, SEMPRE usem óculos de proteção, apertem bem o mandril e o parafuso de fixação do disco, se o disco quebrar ou escapar pode acontecer um acidente... Então tenham juízo na hora de operar ferramentas elétricas mesmo as pequenas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário