Postagens mais visitadas

Consertando um PSP Slim 2001 do Mercado Livre

  Eu tenho uma mania (que muito provavelmente herdei do meu pai) de não gostar de jogar as coisas fora, sempre tento enxergar alguma possível aplicação para tudo antes de jogar no lixo, isso também se deve em partes a minha formação acadêmica (que é na área de Automação Industrial e Engenharia), eu conheço muito bem diversos processos produtivos e tenho plena ciência de todo o trabalho e todos os recursos que as coisas necessitam para serem produzidas... Quando penso que jogamos tudo isso no lixo para simplesmente ser enterrado num aterro sanitário me da uma sensação muito grande de desperdício.

  Enfim, deixando a reciclagem e a ecologia um pouco de lado, hoje vou contar a minha historia com um PSP que eu adquiri no mercado Livre!  Comprar coisas usadas ou danificadas para consertar é um jeito de reciclar também!  XD


 O preço estava baixo e o aparelho parecia bem arrumadinho nas fotos e ainda acompanhava um cartão de 32Gb e um carregador.  Segundo o anuncio, o único defeito era a bateria que estava viciada. O preço era uma bagatela, metade do preço de um em bom estado!  Nisso que pensei, "pode ser uma oportunidade, vou comprar e conserta-lo!".

  Quando ele chegou foi a surpresa:

  A primeira coisa que fiz foi abrir para limpar, acho que ele ficou parado por tanto tempo que a poeira aglutinou e formou uma massa que se acumulou por todas as frestas da carcaça, envolta dos parafusos, na borda dos botões 🤢🤢🤢

  Limpei tudo, fechei e quando liguei ele veio a segunda surpresa!  Tinha botões presos e com acionamento duplo!  Infelizmente esse é um problema bem comum com o PSP.

O botão preso em questão era o Circulo, ele era acionado sempre que pressionávamos o X o que da um bug muito bizarro por que esses dois botões tem funções opostas na interface do XBM, então era comum na hora de escrever você digitar a letra e ela apagar imediatamente, ou então não conseguir selecionar a opção "sim" no menu do Botão Home ao tentar sair de um jogo (por que o X confirma mas o circulo cancela), esses botões são os mais usados por que são os de navegação no Menu e por tanto são os mais propensos a desenvolver essa falha, mas também é comum o quadrado ficar preso ou acionar sozinho e os botões de ombro também sofrem com isso já que alguns jogadores mais afoitos se excedem na força e por isso geralmente eles gastam mais rápido apresentando falhas mais cedo.

  Ja vi muita gente relatando esse problema, alguns dizem que é o flat, outros dizem que é um erro de software, outros mandam prender o botão com Durex por um tempo pra consertar isso. Enfim, vou relatar o que aconteceu NO MEU CASO:   

  O que se passa é que os botões do PSP foram porcamente projetados, o próprio engenheiro responsável pelo design dele já assumiu isso, geralmente botões são duas placas condutoras impressas no cobre, elas são conectadas por intermédio de um contato de grafite que fica preso a uma borracha, dessa forma a borracha atua como mola e quando o botão é pressionado é feito o contato entre as duas placa... Mas a Sony a empresa "diferentona" quis fazer algo mais "elegante" (e muito menos funcional) no PSP.

 Os botões do PSP são feitos com dois flat's sobrepostos, quando o botão é pressionado um flat é forçado contra o outro e suas partes condutoras se tocam fazendo o contato, o problema é que com o uso esses flats perdem a elasticidade o que faz o botão ficar extremamente sensível, de maneira que uma leve pressão (mesmo que nem seja diretamente sobre o botão) pode resultar num acionamento indevido, é por isso que é tão comum botões agarrados ou acionamentos duplos no PSP.

(no psp com o desgaste é fácil as extremidades se tocarem gerando acionamentos indevidos)

  Pra resolver isso temos duas opções!  O jeito certo: que seria trocar os flats por flats novos, e o jeito errado Alca-Tech de resolver as coisas!

  Como eu não estava afim de investir dinheiro nesse PSP (já que a condição dele não é das melhores) adotei uma solução de "pedreiro" para esse problema, um simples calço entre os dois flats, isso afastara um do outro evitando acionamentos indevidos e evitaria também que os botões fiquem extremamente sensíveis já que a distancia iria compensar a falta de elasticidade dos flat's.

  Basicamente só é preciso abrir o flat no meio, separando as duas metades com algum objeto afiado (eu usei um estilete), com muito cuidado para não cortar o flat e nem o seu dedo, depois recortamos um pedaço de papel no formato do botão.  Isso mesmo papel! Eu inclusive usei até um panfleto de propaganda desses que ganhamos na rua, que é mais resistente e um pouco mais grosso que o sulfite, ai é só abrir um furo no papel bem onde os flats apresentam os contatos, geralmente no meio dependendo de como você recortou, afinal se não fizermos esse furo no meio os dóis flats jamais se tocariam e o acionamento não seria registrado já que o papel serviria como um "isolante" entre eles.

   Com o papel cortado no formato do botão e furado bem no centro é só enfiar ele no meio entre os dois flats fazendo um "sanduiche", ele vai servir de cunha e vai afastar os dois flats corrigindo o problema de acionamentos indevido.

  Eu fiz isso para o botão X e o Circulo... Olha a foto ai da gambiarra:


  (pelo amor de Deus, JAMAIS façam isso no aparelho de um cliente, eu fiz isso por que esse dai vai ficar para o meu uso mesmo e como ele tinha outros defeitos eu não sabia se compensava investir uma grana em peças novas).

  Por incrível que pareça o botões ficaram Excelentes!  Estão funcionando muito bem e todos os acionamentos duplos simplesmente sumiram!  Ficou até melhor do que eu esperava, realmente se surpreendi com a qualidade dessa gambiarra.

  Com o problema dos botões resolvidos comecei a pensar em algo pra bateria... Nisso olhei meio torto pra uma power Bank dessas de recarregar o celular que ganhei de uma empresa (era um brinde que eles davam para os clientes), abri ela e vi que a bateria era excelente 2300 mAh (quase o dobro da bateria original do PSP). porem era grande demais para o compartimento.  Como estava com o PSP aberto aproveitei para remover o Drive do UMD (que eu nem sei se estava funcionando, mas provavelmente não), pois a bateria encaixava perfeitamente no compartimento do UMD.

  Além de remover o drive também tive que cortar algumas protuberâncias que tinham no lado de dentro da tampa do UMD.

 Para ligar a bateria no PSP foi simples, eu tinha uma bateria estragada, então só precisei desmonta-la e usar o circuito dela (já que sem ele o PSP simplesmente não funciona).


 Nisso montei tudo rapidamente para fazer um teste e ver mais ou menos como ficaria a adaptação:


   Tudo testado e funcionando, então foi só colocar a tampa da bateria original (pra proteger o circuito e segurar tudo no lugar) e usar uma fita dupla-face leve para grudar a bateria nova dentro do compartimento do UMD, ela até ficaria presa só na pressão, porem a tampa pode acabar abrindo acidentalmente se a bateria estiver completamente solta.

  O bom desse esquema é que posso remover essa gambiarra a hora que eu quiser, sem nem precisar abrir o aparelho.

  Com a tampa da bateria colocada olhando por cima nem da pra dizer que tem Mod nesse PSP:



  Nessa foto da pra ver como ele tem marcas de uso na parte de trás, vou tentar remover essas marcas com uma micro retifica ou até uma maquina politriz com roda de pano e uma pasta de polir bem fina, quando eu fizer isso eu atualizo o post com o resultado.

  Ai as informações da bateria depois do Mod:

 (quase 7 horas de autonomia hehe)

  Depois de todo esse trabalho, pensei apenas em ligar ele e jogar um pouco de Hero of Leaf Valley, gosto de Harvest Moon e nem sabia da existência desse jogo, fiquei curioso em conhece-lo depois da minha decepção com os Harvest Moon do Nintendo 3DS. 

Imagino que foi nessa hora que o PSP olhou de volta pra mim e disse: Hora do segundo Round! kkkkkk

  Eu reparei que a luz de acesso ao Memory Stick dele fica permanentemente acesa, achei estranho, mas como aparentemente tudo estava funcionando não me incomodei, então fui dar uma carga na bateria e quando a luz laranja do power desligou imaginei que a bateria já estivesse completamente carregada, nisso fui tentar ligar o PSP... E nada dele Ligar! Ahhhh a vontade de tacar ele na lata do lixo foi grande, mas como minha teimosia é muito maior que minha frustração resolvi caçar de arrumar o problema.

  Quando eu plugava o carregador ele funcionava, acendia a  luz de "charge", o ícone da bateria aparecia no canto superior direito da tela, mas se desplugasse o carregador ele desligava na hora, ao pedir para exibir as informações da bateria ele não mostrava nada, a bateria estava presente, mas o PSP não conseguia se comunicar com ela por algum motivo!

  Ai começaram as teorias: como eu coloquei uma bateria com o dobro da capacidade pensei que talvez o fusível tivesse queimado quando tentei recarregar já que fusíveis queimam esporadicamente quando estão velhos, ou sei lá, vai ver a bateria puxou muita corrente na hora da recarga e o fusível abriu (apesar do PSP ter um complexo sistema de controle de carga da bateria), então lá fui eu desmontar o PSP (de novo) para verificar o fusível de carga da bateria, desmontei ele inteiro, tirei todas as placas e verifiquei todos os fusíveis... E todos estavam perfeitos!

    Nisso comecei a pensar o por que da luz de acesso ao memory stick estar sempre ligada enquanto o PSP esta desligado, pesquisando um pouco vi que isso poderia ser algum problema de software, então dei um reset de fabrica no PSP, rodei o Fast Recovery, formatei o Memory Stick... Dai ele voltou a reconhecer a bateria, funcionou por 20 minutos e parou de reconhecer a bateria de novo!
  Então eu já sem esperanças (e por desencargo de consciência) comprei outra bateria dessas chinesas que tem pra vender no Mercado Livre, afinal, vai que eu estraguei a bateria original quando desmontei, né?



  A bateria chegou (essa ai de cima na foto), então coloquei ela no PSP, coloquei pra carregar e quando fui ligar o PSP........ Ele simplesmente NÃO LIGOU!!  

Acendia o Led de power, piscava o led de acesso ao Memory Stick, acendia o Back Light do LCD e depois tudo apagava! Só lembrando que antes ele funcionava enquanto estava plugado no carregador, agora nem isso.
    Nessa hora eu olhei pra ele, olhei pra lata de lixo, olhei pra ele de novo e pensei "Vou insistir mais um pouco". dai peguei minha bateria modificada e tentei ligar com ela, tive o exato mesmo resultado.

  Na hora pensei: "malditos chineses a bateria deles Brickou meu PSP".  Nisso lembrei de uma dica que li em um Fórum recomendando ligar o PSP no "Safe Mode" quando temos problemas durante o Boot, isso pode ser feito segurando o Botão Home enquanto acionamos a chave de liga/desliga.
  Nisso segurei o botão de Home, fechei os olhos e liguei o PSP, e BINGO! Ele ligou normalmente!  

  Fiz uns testes e vi que ele só funcionava no safe mode mesmo (nesse modo não da pra rodar jogos), no safe mode ambas as baterias estavam sendo reconhecidas e funcionando normalmente (tanto minha bateria modificada quanto a bateria chinesa).  Dai pensei em rodar o Fast Recovery de novo, mas antes abri a interface do Infinity e desliguei o CFW, salvei e resetei o PSP! Arranquei carregador, bateria, tudo! esperei uns minutos coloquei a minha Bateria Modificada e liguei ele, e pra minha surpresa FUNCIONOU!  Bateria reconhecida normalmente, com boa autonomia, carregando, tudo aparentemente perfeito!

 

  Ele funcionou bem então aproveitei para atualizar ele para a firmware original 6.61 e resolver de vez esse problema do Boot, obviamente o PSP perdeu o desbloqueio! Então tive que desbloquear ele de novo... Esse processo foi bem mais simples do que eu imaginava, segui a risca o tutorial do Hard Level tutorial excelente, bem simples e completo diga-se de passagem.

  Link do video com o tutorial que eu segui aqui: https://youtu.be/7WRbEBvh7Lg

  Agora o PSP já esta atualizado, desbloqueado, e com a minha bateria modificada e aparentemente esta tudo perfeito... 


 
  Ai ele funcionou bem por 2 dias e o problema voltou!  Nisso já tinha caído a fixa pra mim, o problema não é a bateria (afinal testei com duas diferentes), não é software já que ele foi completamente atualizado, só pode ser no Hardware...

  Dai abrir o PSP (outra vez) arranquei a placa e comecei a olhar, dessa vez pela parte debaixo e reparei numas marcas estranhas:



  Aquela marca maior mais em baixo é onde vai uma pequena bateria provavelmente pro RTC que estava completamente enferrujada (infelizmente só lembrei de tirar a foto depois que removi ela), da pra ver que quando ela soltou da placa o pad até saiu junto!  As outras marcas são de corrosão, o que acontece é que a bateria ficou velha, enferrujou e abriu mijando acido na placa em volta, na marca mais em cima perto do leitor de cartão, por baixo do adesivo, estava cheio de zinabre, quando removi o adesivo uma parte da placa simplesmente esfarelou e um componente se soltou, nessa hora tudo fez sentido... Então resolvi partir pro tudo ou nada!  Catei uma garrafa de DTX90, um desengordurante similar a um detergente amarelo porem muito mais cáustico, lambuzei a placa inteira e dei uma boa esfregada com uma escova de dentes anti-estática.

  Repeti esse processo com a placa em baixo da torneira, fiz isso até ela ficar brilhando, assim que terminei a lavagem imediatamente enxuguei o excesso de água e comecei a jatear a placa com ar quente, aqueci ela gradativamente, mas não o suficiente para os componentes se soltarem ou as partes plásticas derreterem. Fiz isso por um tempo e deixei a placa resfriar naturalmente.

  Enquanto ela esfriava fui caçar de descobrir qual era o bendito componente que se soltou e o que ele fazia, pra minha sorte era apenas um capacitor, os componentes envolta apesar de estarem imersos em zinabre não chegaram ao ponto de estragar ou soltar da placa, pelo que pude observar ele é o capacitor C4608, um capacitorzinho de 100nF que vai entre os pinos AVS e VREF do CI CXM4025GG na Mother Board do PSP, Aparentemente ele atua como um filtro Passa-Baixas protegendo a tensão de referencia dos DAC's de ruídos.


  Infelizmente os pads onde ele ia soldado viraram pó! Então não tenho como troca-lo e o bendito chip ainda é BGA! Então também não tenho como acessar os pinos do CI por que eles ficam na parte de baixo... A solução nesse caso foi deixar sem mesmo.

  Aqui a placa já limpa, pronta pra devolver pro PSP:

(Da até pra ver os pads vazios onde o capacitor ia, ali entre o CI e o canto superior esquerdo do slot pro cartão de memoria).

  Com tudo pronto montei o PSP de novo, fiz alguns teste e até agora ele tem funcionado perfeitamente bem (apesar de que a luz de acesso ao Memory Stick continua acesa), desde que fiz a lavagem ele não falhou nenhuma vez... Talvez o problema fosse a sujeira oriunda da corrosão mesmo, ocasionando um curto entre alguma linha de sinal ou energia o que explicaria a intermitência do defeito, se realmente for isso então a lavagem e o jateamento com ar resolveu.  De qualquer forma o tempo vai dizer...

  O Mod da bateria também ficou perfeito, essas baterias chinesas duram pouquíssimo tempo, pouco mesmo, tô falando em 40 minutos de autonomia em média além de que em 3 meses já não seguram mais carga, fora que esses 4800mAh estampado nela é praticamente um insulto a nossa inteligência.  Enfim, com a bateria que eu coloquei o PSP fica ligado direto por mais de 4 horas rodando com o brilho médio/alto e com som, sempre coloco ele pra carregar quando a carga da bateria chega entre 20% ~ 30%, se fosse usar até acabar essa bateria entregaria fácil mais 1h ~ 1h30 de autonomia.  A única desvantagem é ter que sacrificar o UMD pra isso (o que pra muitas pessoas nem faz falta).

  E essa foi a minha saga com esse PSP, fico imaginando o que sucederia caso outra pessoa tivesse comprado no meu lugar, confiando só na palavra do vendedor de que era só trocar a bateria, não querendo dizer que o vendedor tenha agido de má fé (tanto por que ele se predispôs a aceitar o aparelho de volta), mas de fato, de um jeito ou de outro a pessoa teria uma baita dor de cabeça.

  Enfim, espero que esse post possa ajudar alguém, afinal com o tanto de problema que esse aparelho deu imagino que algum dono de PSP com certeza já deve ter enfrentado um defeito parecido (principalmente nos botões ou bateria viciada), então já fica aqui o relato de como eu solucionei alguns desses problemas.

  Por hoje é isso, qualquer duvida, critica ou sugestão, deixem ai a baixo nos comentários e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário