Postagens mais visitadas

Review - Martelo Rompedor Perfurador Hongda Germany Tools

  Eu sou meio fanático por ferramentas, geralmente compro sempre que tenho a oportunidade (mesmo que eu não precise no momento), sabendo disso um amigo me deu um Martelete Rompedor da Marca Hongda!  Ele comprou para realizar um serviço, mas não foi necessário, nisso ele me deu de presente, novo na caixa, sem nenhum uso.

  Tive a oportunidade de utilizar-lo algumas vezes para serviços aqui em casa mesmo, e nesse post vou estar passando um pouco da minha experiencia com esse modelo de martelete.

Nos pontos negativos a primeira coisa que reparei é que é uma ferramenta de baixo custo de uma fabricante chinesa 🤢🤢🤢

  Ele é extremamente barato, sendo que com R$400,00 a R$600,00 você consegue um.  Qualquer pessoa que entenda o básico sobre ferramentas elétricas sabe que um Martelete desse porte de uma marca conceituada como Bosch ou Dewalt sai por 4 à 6 vezes esse valor!  Na hora pensei que essa diferença absurda de preço deveria ter um grande impacto na qualidade do produto... eeee na verdade eu estava certo!

  Só por esse motivo já posso dizer que definitivamente é algo que eu não compraria, mas como foi presente... 😅

  Um ponto positivo é que ele é Pneumático! Isso absorve bem as vibrações residuais, sendo que ele golpeia com força mas não treme tanto, ele também tem um sistema muito bom de engate rápido no mandril, o Motor é potente (são 1600 Watts) e ele funciona muito bem no modo furadeira.

  Ele vem em uma maleta com um Kit que consiste num conjunto de brocas dos tamanhos mais utilizados, ponteiras, mandril, carvões extra e manual! É um kit bem completo.

  A primeira vez que precisei utilizar-lo foi para consertar um vazamento na tubulação do meu banheiro, estranhamente quem construiu essa casa passou o cano por baixo do contra-piso, então tive que quebrar tudo pra achar o lugar onde o cano rachou.

  O Martelete funcionou bem, o contrapiso não era tão duro e estava úmido por causa do vazamento, então foi um trabalho relativamente fácil, até tive uma boa primeira impressão dele.

  Da segunda vez que precisei utilizar foi para ajudar um vizinho que tinha que quebrar um pedaço do piso do quintal, que era de concreto usinado, o martelete não fez nem cocegas no piso, até entendo que nesse caso ele não era a ferramenta adequada, neste caso o ideal seria um Martelo Demolidor, então não me excedi com a ferramenta, ela trabalhou por cerca de 20 minutos apenas.

  O terceiro uso foi a dor de cabeça, tive que quebrar um pedaço do piso da área externa de casa para passar um cano de escoamento para a água da calha, com 15 minutos de uso o martelete simplesmente parou de funcionar, ele acionava o motor mas não "cutucava", na hora pensei que talvez tivesse quebrado a Biela (tenho minhas ressalvas com materiais chineses que geralmente são de péssima qualidade) larguei ele de lado e continuei a quebrar na marreta mesmo.

  No dia seguinte fui fazer o teste e ele voltou a funcionar sozinho, funcionou por 15 minutos e parou de novo!  Dessa vez não voltou mais...

  Eu abri a caixa de engrenagens dele para ver se tinha algo danificado, mas aparentemente estava tudo normal, então fiz uma limpeza, engraxei tudo e fechei... Quando liguei ele de novo, pra minha surpresa, ele voltou a funcionar e não parou mais até hoje! Não sei o que aconteceu, acho que as poucas pancadas que dei com ele no concreto usinado deve ter tirado algo do lugar, a hora que desmontei ele e montei de novo tudo deve ter se encaixado corretamente.

  Ai veio o problema 2.0, eu estava pra terminar o serviço quando subiu um cheiro de queimado, o motor perdeu força e fez um barulho estranho, na hora pensei, "Queimou o motor!"  Eu estava indo jogar aquilo no lixo quando resolvi abrir para ver o que tinha acontecido, para minha surpresa o motor estava intacto, o que tinha acontecido na verdade era que o cabo tinha entrado em curto, derreteu o isolamento e aqueceu até romper (hora em que o martelete desligou de vez e não ligou mais). O cheiro ruim era o isolamento do fio queimado!

 Olha o estrago ai:

O mais esquisito é que isso aconteceu literalmente dentro do martelete, geralmente o cabo quebra nas extremidades onde ele é mais flexionado.

 Pelo menos deu pra reparar, bastou substituir o cabo e ele voltou a funcionar normalmente.  

  Resumo: A ferramenta era nova, sem uso e de todas as vezes que eu precisei apenas em uma delas (na primeira) ela não me deixou na mão!

  Enfim, acho que pra serviços mais simples tipo arrancar piso de cerâmica, arrancar reboco da parede e outras tarefas mais leves ele até sirva bem... Mas tenham em mente que não é uma ferramenta de alto desempenho e exige um certo cuidado no manuseio, para hobbystas ou pessoas que esporadicamente precisem fazer algum serviço creio que ele até sirva bem!

  Para fazer buracos na alvenaria ele é perfeito, só é preciso ter o devido cuidado ao manusear esse tipo de ferramenta, ele é pesado então deve ser utilizado numa posição adequada, furos sempre retos, se você estiver furando angulado e a broca travar é bem capaz que você gire junto com o martelete (ou leve uma pancada na jaca caso esteja usando ele numa posição acima da cabeça).

  Se for para trabalho continuo ou serviço pesado saia fora dessa marca, é jogar dinheiro fora, invista numa ferramenta de maior qualidade que vai te dar muito menos dor de cabeça!

  E cuidado!  Tem esperto comprando esse modelo de martelete e colando etiquetas de marcas famosas, um desavisado pode acabar levando gato por lebre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário