Ola!
Nesse post vamos falar um pouco sobre um projeto que realizei recentemente.
De maneira geral sou um cara bem excêntrico, vivo entediado e de mau humor! Poucas coisas atraem minha atenção, mas algo que eu ainda gosto de fazer de maneira geral é construir coisas (todo tipo de coisa) e isso meio que se tornou um passa tempo pra mim... Um dos últimos projetos que fiz foi justamente uma maquina mult jogos e para ficar algo meio "diferenciado" resolvi fazer um "case mod", adaptando ela dentro de uma carcaça do Playstation 3 Fat (console que possui um design que eu gosto muito), nesse post pretendo mostrar como eu fiz isso.
Começando pelo básico, que é a configuração da maquina, basicamente ela é um Lenovo Ideapad, equipado com um processador Celeron Dual Core, 2 GB de RAM DDR3 e um HD Western Digital de 250 GB, apesar de não ser uma maquina de alto desempenho (o que na verdade seria um desperdício nessa situação) o fato de ser uma maquina um pouco mais moderna trás benefícios como a saída HDMI e USB 3.0
O Sistema dela é o LakkaOS, para quem não conhece, o LakkaOS em resumo nada mais é do que uma versão Build Root do Emulador Retroarch.
A minha ideia era praticamente não modificar nada na carcaça, evitando ao máximo, corte e furos, e nisso eu tive um pouco de sorte, primeiro que como a carcaça do PS3 Fat é imensa, a placa Mãe se acomodou bem la dentro, e segundo que o conector do HDMI encaixou no espelho traseiro (isso sim foi muita sorte), a USB 3.0 encaixou na abertura feita para o cabo LAN, então ficou "sobrando", muito espaço em volta, posteriormente vou ter que recortar uma moldura para encaixar nesses vãos que ficaram vazios.
A placa dentro foi fixada diretamente nos Pod's para os parafusos que seguram a blindagem da placa original do PS3. Como tem bastante espaço a placa coube perfeitamente, o tamanho ficou até bem justo.
A fonte foi fixada na lateral (na mesma posição da foto a baixo porem em pé) por meio de uma tira metálica e um calço de PVC, só que esqueci de tirar fotos antes de fechar o equipamento... A entrada de energia da fonte também foi conectada a entrada de energia original do PS3, então não precisei alterar nada no conector do cabo de força e a chave liga/desliga esta completamente funcional. Eu coloquei uma fonte super dimensionada com corrente nominal 30% maior que a original, isso para evitar problemas com aquecimento excessivo dentro do aparelho, isso dificilmente aconteceria por que tem bastante espaço dentro do PS3 e o ar circula bem, mas é sempre bom prevenir.
Na frente foram instaladas as duas portas USB's que ficaram no lugar das originais do console, elas foram cabeadas por dentro, conectadas diretamente no Flat-Cable que liga a placa-mãe do notebook a placa que contem as portas USB e entradas/Saidas para Microfone e fones de ouvido. Eu não disponibilizei saída de áudio nesse projeto por que a saída de video padrão é a HDMI que já inclui o áudio também!
Foi necessário dar uma leve "entortada" no dissipador de calor do processador, isso é extremamente perigoso e eu não recomendo que ninguém faça, mas se fizerem tenham cuidado! Nunca façam isso com ele parafusado na placa, a inclinação deve ser bem leve, em hipótese nenhuma deve se formar uma fissura ou rasgo no dissipador, e o canal não pode ficar obstruído pela dobra, isso por que esses dissipadores de calor para notebooks são do tipo Heat-Pipe e eles esfriam por convexão, para isso eles contem um fluido refrigerante em seu interior e não vai ser legal se esse fluído vazar ou não conseguir circular adequadamente no interior do dissipador..
O HD foi fixado na parte mais baixa da carcaça, logo a baixo da placa. Tive que confeccionar um cabo SATA macho numa ponta e fêmea na outra, já que esses notebooks são projetados para o HD ir espetado diretamente na placa e não conectado por meio de cabos. Ai também não tem mistério, basta cortar um cabo SATA padrão no meio e soldar num conector macho retirado de uma placa mãe velha ou de um outro HD estragado, só tomando cuidado para não trocar a ordem dos pinos.
O Botão de Ligar foi uma novela a parte, pois ao contrario do Notebook que eu usei o PS3 não possui botões mecânicos! O notebook liga por meio de um push button e o botão de ligar do PS3 é do tipo "Touch Switch", isso significa que na carcaça vazia que eu comprei tem apenas uma chapinha de metal no que deveria ser o botão de ligar!
Então para simular um botão de contato mecânico, nada melhor do que um contato mecânico, certo? Por isso decidi usar um rele desses pequenos para eletrônica mesmo, com seus contatos N.A. em paralelo ao push button de ligar do notebook. O bom de usar um Rele é que o circuito e a fonte do mesmo, ficam completamente isolados do Notebook, alem do mais eu gosto do som de "Click" que o rele faz quando fecha!
O circuito que usei para o Touch Switch do PS3 foi feito com um C.I. 555, isso é bom por 2 motivos, primeiro que ele tem uma elevadíssima impedância de entrada no pino de Trigger, o que significa que ele consegue detectar seu dedo ali! E segundo que ele pode fornecer um tempo de histerese mais seguro pro rele, o que é importante já que o sinal induzido pelo seu dedo ali não é constante e não vai ser legal se o sinal de acionamento do rele ficar variando como acontece em outros modelos de Touch Switch desses mais simples, isso pode fazer o rele trepidar, desacionar quando não deve, não acionar quando deve, enfim! Usem um C.I. 555 também que vai evitar muitas dores de cabeça.
O circuito que eu usei foi esse:
E aqui ele já instalado no PS3:
Obviamente, você precisa ter um referencial para o circuito "enxergar" o seu dedo ali, o ideal seria colocar duas placas paralelas, um conectada ao pino Trigger do circuito e outra ao GND do 555, se você estiver totalmente isolado o circuito não vai disparar com o toque, por isso eu conectei o botão de Eject ao GND, então basta tocar com um dedo no botão de eject e com o outro no botão de Power para o aparelho ligar, isso serve como uma medida de segurança contra acionamentos acidentais, porem se você estiver encostando em qualquer outra coisa ligada ao chão (se estiver descalço por exemplo) apenas tocar no botão de power sera o suficiente para ligar o aparelho.
Engraçado isso, por que nos modelos mais antigos do PS3 o problema era justamente o contrario, se você estivesse descalço o console simplesmente não ligava, por mais que você socasse o botão de power (quem já teve esse modelo Fat mais antigo sabe do que estou falando).
Com tudo isso feito eu só precisei fixar os Leds, que também ficaram no lugar dos originais do PS3, foram 2 Led's, 1 laranja pra indicar o status de Ligado/Desligado e um Branco que acende em paralelo ao acionamento do Rele indicando se o botão de ligar esta sendo pressionado ou não!
Infelizmente esse modelo de Notebook não disponibiliza Leds de atividade para o Wi-Fi e HD, uma pena por que eu queria incluir-los, os leds equivalentes no PS3 ficam do lado das portas USB, eu acho que ficaria bem legal se esse case mod tivesse esses led também!
Com isso tudo cabeado foi só fechar a carcaça!
Com isso essa parte do serviço já esta completa, agora é só fechar ela e partir para a configuração do sistema.
Bom, como a placa-mãe é de um notebook não podemos esquecer de deixar um acesso para o flat do LCD, não é em todas as ocasiões que a saída de video externa esta ativada (em muitos casos você tem que ativa-la nas configurações do sistema que estiver usando), então é importante deixar esse acesso ao flat cable do LCD, caso você precise fazer uma formatação ou configuração do tipo.
Dai é só instalar o Lakka OS, conectar ao Wi-fi de casa, ativar o Samba e transferir os arquivos (Roms, Thumbnails, plp's, etc.). Coisa básica, não preciso ensinar como fazer isso aqui, né?
Depois de tudo instalado e configurado basta mudar o "monitor Index" no menu de video do Lakka (ou então direto no arquivo ".config/retroarch/retroarch.cfg" ) para a saída HDMI e pronto!
(Marvel Vs Capcom do Ps1 rodando numa TV Full HD de 49 polegadas, a imagem ficou perfeita!)
Interessante que essa não é a primeira maquina mult jogos que eu faço, na verdade já é a segunda!
A primeira foi mais simples, usei um netbook Philco, o sistema é Windows, usando o Front End do Maximus Arcade e um case de um Xbox360 Slim. Essa eu fiz mais como teste e não possui saída HDMI apenas RCA (video composto), S-Videos e VGA.
Como era só de teste não me preocupei muito com a estética e acabei usando uma carcaça meio arranhada (e com algumas grades da ventilação quebradas), talvez eu troque isso no futuro para uma carcaça nova, por que essa primeira maquina também ficou bem legal apesar de ser bem mais simples (front end padrão e emuladores apenas da quinta geração pra Baixo).
Já tenho uma terceira maquina Mult-Jogos em mente, que talvez eu faça em breve, assim que tiver um tempo livre... Só me pergunto o que vou fazer com essas coisas, por enquanto estão todas se empilhando aqui, quem sabe no futuro não sorteio alguma delas pra vocês?
Enfim, por hoje é isso, espero que tenham gostado!
surdomudo aqui! ficou foda d+++!
ResponderExcluirVlw amigo, fico feliz que tenha gostado... Eu tenho outros projetos similares mas não postei sobre eles ainda, eu fiz uma terceira maquina multjogos, dessa vez no case do PSOne, ficou muito boa e aceita os controles originais do playstation kkkk Pretendo postar sobre ela em Breve.
Excluir