Postagens mais visitadas

Projeto NEXTBasic Compiler

Ola!
  Nesta Pagina irei apresentar o projeto do NEXTBasic Compiler.

  O NEXTBasic é um compilador que eu desenvolvi do zero a pedido de uma parte muito ativa da comunidade Retro Dev aqui do Brasil (inclusive eles deram sugestões para o nome).
  
  O NEXTBasic trabalha com uma versão customizada da linguagem Basic, levemente inspirada na sintaxe do Visual Basic .NET e compila para o Processador Motorola MC68000, sendo que o foco é o desenvolvimento para o Mega Drive (Sega Genesis).




   Alem disso o NEXTBasic dispõe de recursos que permitem incluir bibliotecas externas, definir o endereço de inicio da memoria RAM, definir o endereço de inicio do Stack Pointer e flags para ativar ou desativar a geração da Vector Table, a ideia com isso é que o NEXTBasic possa ser utilizado para programar qualquer plataforma que utilize o MC68000 como Processador principal, sendo que o suporte a outros processadores também esta previsto para o futuro.

   Ele é distribuído junto com uma IDE para edição de código, algumas ferramentas auxiliares e um conjunto de bibliotecas para o Mega Drive, alem de diversos projetos de exemplo ensinando o básico sobre como ler o input dos joysticks, animações de sprites, cenários, efeitos como zoom, distorção, etc. como pode ser visto nesse video:



    Caso tenham interesse em adquirir o NEXTBasic o Download é livre e esta disponível em um Repositório Publico no Git.  Também temos uma versão stand Alone integrada a IDE do Visual Studio Code com vários exemplos e por tanto mais recomendada para quem esta começando.






  Para a documentação completa e outras características técnicas do compilador e das Bibliotecas padrão basta acessar esse link:



Importante: Todas as atualizações serão publicadas exclusivamente no GitHub, caso você use a versão com o Plugin no Visual Studio Code, será necessário atualizar o compilador manualmente, isso é feito baixando a branch principal do NEXTBasic >>Aqui<< e copiando a pasta 'compiler' para o diretório "resources->app" na pasta do VSCode.


  O NextBasic é um projeto de longo prazo e demanda muito tempo e esforço para sua manutenção, atualização e correção de Bug's (dado que apesar de estável ele ainda esta em desenvolvimento).

 Para acompanhar de perto o andamento do projeto basta acessar meu servidor no Discord (link na side bar a direita do post), ou se você se interessou pelo projeto e quer contribuir de alguma forma, existem varias maneira de ajudar:  Reportando bugs, desenvolvendo bibliotecas, dando sugestões de otimização, divulgando, etc.

  Caso queira contribuir com o financiamento desse e de outros projetos, considere fazer uma doação no Paypal.




Também temos uma pagina no Apoia.se:

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Ola Ricardo... O compilador é completamente gratuito, qualquer pessoa pode dispor dele como achar melhor, não o tornei de código aberto simplesmente por que se trata de um projeto pessoal meu que fiz sem nenhuma pretensão e decidi tornar freeware recentemente (com o aval dos apoiadores do projeto). Mesmo assim pretendo liberar partes do source code aos poucos no futuro.

      Excluir
  2. Um projeto excelente , e melhor, feito por brasileiros para brasileiros!

    ResponderExcluir
  3. feito por um brasileiro para o mundo! heehehe

    ResponderExcluir
  4. ALEXSANDRO VINICIUS MENDES5 de dezembro de 2020 às 11:41

    nao conigo doar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alex, basta clickar no botão de Donate, só é necessário ter uma conta no Pay Pal.

      Excluir